Após o grande empreendimento de conseguir alcançar uma qualidade sonora inédita com The Revenge of Shinobi e uma mistura de efeitos e ritmos musicais não muito comuns nas trilhas de games, Yuzo obtém outro grande feito na qualidade e na sonoridade, compondo a trilha de um game muito conhecido, lançado no final do ano de 1990 para o até então novo console da Nintendo (Super NES): Actraiser.
Antes do seu lançamento, as trilhas de Actraiser já podiam ser ouvidas como faixas-bônus no CD de trilha sonora do jogo Misty Blue (jogo que, juntamente com Slice, já apresentava um pequeno esboço da influência Techno-dance, muito comum na época, que Yuzo usará posteriormente), porém a qualidade das músicas ainda estava muito aquém da versão definitiva para Super NES, e é provável que Yuzo ainda não soubesse a capacidade da nova placa de som do Super NES. Ainda sim, com grande capacidade de adaptação aos novos avanços tecnológicos, Yuzo mostrou seu talento e versatilidade, que podemos ver na versão definitiva de um dos temas mais conhecido de Actraiser:
Filmore
Um jogo com ótimos gráficos para época, que misturava elementos de RPG e aventura, e com uma qualidade de som verdadeiramente impecável. Mesclando música clássica com o estilo de batidas rápidas muito comuns nas trilhas de games até então, ou intercalando riffs eletrônicos, corais e um baixo frenético com música medieval e barroca numa magnífica composição de sons simultâneos, Yuzo consegue a proeza de reproduzir com perfeição o som de uma verdadeira orquestra.
As novas capacidades sonoras que a placa de som do Super Nes oferecia motivaram Yuzo a pensar toda a composição de Actraiser como uma orquestra, trazendo pela primeira vez uma sonoridade nunca ouvida antes no mundo dos videogames. Além disso, Yuzo faz questão de frizar que a sua principal inspiração para Actraiser I e II foi, nada mais nada menos que John Williams! Isso mesmo, o grande compositor de Jurassic Park, Superman, Star Wars e Indiana Jones foi a principal influência de Yuzo.
Algumas músicas que lembram bastante às trilhas de John Williams:
All Over The World
Bloodpool /Kasandora
North Wall
E, na minha opinião, uma das melhores músicas do jogo, pela sua melodia marcante e pelo seu clima de lamento, que leva a uma sensação de serenidade e tristeza, mostrando , portanto, a versatilidade e aguda capacidade do Yuzo de transmitir as mais variadas emoções e sentimentos:
Sacrifices
Ainda nesse ano a mãe de Koshiro criou sua companhia de videogames, a Ancient, na qual trabalhavam sua irmã, Ayano Koshiro, que era responsável pela parte gráfica dos jogos, ficando assim Yuzo responsável pela música e sua mãe pela divulgação.
No ano de 1991 Yuzo, juntamente com Kaoru Wada, estrea um concerto com uma orquestra de Actraiser, fazendo uma ótima adaptação de suas trilhas, a música Filmore tocada com instrumentos de orquestra ganha uma nova sonoridade, sem perder sua característica épica e mantendo o ritmo particular da música clássica:
Filmore orquestrada
Pyramid and Northwall
Bem, pessoal, na próxima postagem vamos ver as influências de dance music que influenciaram Yuzo Koshiro a criar as trilhas mais inesquecíveis de toda a sua carreira. Até mais.
Pingback: A influência musical de Yuzo Koshiro nos games – parte1 | the Procrastinadores·