Procrastinando | Vamos Falar Mais Um Pouco Sobre o Oscar

Capa_01Fala galera! Graças a belíssima e eficiente gestão do nosso querido e amado governador, Luiz Fernando Pezão, a UERJ entrou em greve. De novo. O que significa que estou com mais tempo livre do que deveria. Em vez de adiantar a minha monografia como seria o mais correto e responsável a fazer, resolvi desanuviar as ideias um pouco e tirar da gaveta um projeto que já venho matutando há algum tempo: O Procrastinando. É basicamente um resumão de tudo o que rolou de importante nos últimos dias, ou o que eu simplesmente queria comentar, because reasons. Então, partiu procrastinar.

→ Se você não passou a última semana debaixo de uma pedra, com certeza deve ter visto ou ouvido falar sobre a cerimônia do Oscar que rolou no domingo passado. Mad Max quase deu uma de Alemanha, e levou para casa seis estatuetas das dez à que foi indicado; Alejandro Iñárritu levou o prêmio de melhor diretor pelo segundo ano consecutivo; Stallone perdeu sua grande chance de ganhar um Oscar, enquanto o octogenário Ennio Morricone finalmente levou um pra casa pela trilha de Os Oito Odiados; E SpotlightSegredos Revelados se consagrou como o grande campeão, levando o prêmio de melhor filme. Merecido? Merecidíssimo. Spotlight é um puta filme. O drama é baseado na história real de uma equipe de jornalistas que expôs vários casos de abuso sexuais cometidos por padres católicos em Boston durante vários anos, e que eram acobertados pela igreja. Se não viram, veja. Vale a pena.

Mark_Ruffalo_Winks

→ Mas para mim o grande vencedor da noite foi o Leonardo DiCaprio. O ator finalmente ganhou sua tão almejada estatueta dourada por sua atuação em O Regresso, pondo fim à toda uma era de memes e piadas. Foram seis indicações no total, quatro como melhor ator, uma por ator coadjuvante e uma como coprodutor de O Lobo de Wall Street. Leo podia não ter o prêmio da academia, mas tinha a torcida e carinho de toda internet. Vou sentir falta da zoeira, mas é legal que ele finalmente tenha ganhado. Ele fez por merecer o prêmio de melhor ator. Eu vibrei igual final de Copa do Mundo quando o cara ganhou. Sério. DiCaprio vinha vindo num crescente de papéis memoráveis tem mais de uma década. Era certo que uma hora ele ganharia o devido reconhecimento por seu trabalho. Se não tinha vindo até agora não foi por injustiça da academia. Leo realmente teve o azar de só concorrer com atores em seus melhores trabalhos, como Jamie Foxx em Ray, Forest Whitaker em O Último Rei da Escócia e Matthew McConaughey em Clube de Compras Dallas. Mas melhor do que DiCaprio finalmente ter ganhado seu Oscar, foi seu discurso engajado na cerimônia. Vale a pena conferir novamente no vídeo aí embaixo. Fica agora a torcida para que atores como Gary Oldman, Will Smith, Edward Norton e Johnny Depp também ganhem seus respectivos Oscars.

 

→ A mesma mão que tira, é a mesma mão que dá. Perdemos o meme do DiCaprio, mas ganhamos o da Glória Pires. Ah, internet. Você não perdoa ninguém mesmo.

Gloria_Pires_Memes
→ Mas não tem como eu não falar do melhor momento da noite: O esperado discurso de abertura do apresentador Chris Rock. Em meio as polêmicas de racismo por conta da ausência de negros entre os indicados pelo segundo ano seguido, o comediante não apenas pôs o dedo na ferida, esfregou sal e pimenta. As reclamações de que ele teria minimizado os boicotes com seus deboches podem até soarem verdadeiras num primeiro momento, mas basta olhar novamente seu discurso com mais atenção para ver a genialidade do seu monólogo. Chris Rock fez o que sabe fazer de melhor, e usou do seu humor ácido para ironizar o racismo velado de Hollywood e da própria sociedade. O momento em que ele questiona por que só agora as pessoas estavam se importando com a ausência de negros no Oscar é genial. “Tínhamos coisas de verdade para protestar contra naquela época. Estávamos ocupados demais sendo estuprados e linchados para se importar com quem venceu melhor direção de fotografia. Quando a sua avó está sendo enforcada em uma árvore, é realmente difícil pensar em quem venceu como melhor curta-metragem de documentário estrangeiro.” O riso amarelo da plateia e a dúvida sem saber se deveria aplaudir é impagável. Esse desconforto que o comediante causou ao evidenciar todas essas questões é o melhor dos protestos. Melhor do que ter boicotado, foi ter usado aquele espaço para tecer as críticas certas. No fim, Chris Rock foi inteligente ao afirmar que não se trata apenas de boicotar nada, mas sim de oportunidades iguais para atores negros. Algo parecido com aquilo que a Viola Davis já havia falado na cerimônia do Emmy no ano passado, e eu tinha comentado por aqui alguns dias atrás. Eles podem até te odiar, Chris, mas tu me representa, irmão!

→ Ainda sobre a polêmica de racismo em Hollywood, foi divulgado semana passada o trailer oficial de Nina, cinebiografia da cantora Nina Simone. O filme já enfrentava controvérsia desde seu inicio quando Zoe Saldana foi escalada para o papel principal. A atriz teve que usar próteses no nariz e usar maquiagem para escurecer o tom de pele para conseguir aproximar sua semelhança com a diva do jazz. Lisa Simone, filha da cantora, já havia dito no inicio da produção que havia atrizes que seriam uma melhor escolha em termos de aparência. A situação só piorou essa semana após Zoe tuitar uma das frases de Simone, e receber um onda de críticas tanto dos familiares da cantora, quanto da comunidade negra.

Saldana_ControversySeria irônico se não fosse algo realmente triste, uma atriz ter que se pintar para parecer ainda mais negra para interpretar uma cantora que sofria preconceito justamente por conta de seus traços e tom de pele mais escuros. Que Saldana é uma ótima atriz, e possa desempenhar muito bem o papel não duvido. Mas custava ouvir e refletir um pouco mais sobre o que Nina Simone falava sobre a beleza e a importância da cultura negra. Além de remeter diretamente ao Blackface, toda esse história entra naquela questão que comentei no texto que fiz sobre o Oscar, das chances dadas aos atores negros serem preferencialmente para aqueles com um tom de pele mais claro. E ainda há quem ache que não há racismo em Hollywood.

→ Logo após Dave Grohl se apresentar sozinho na última cerimônia do Oscar, tocando Blackbird dos Beatles, aumentaram os rumores de que o Foo Fighters iria se separar de vez. Uma das causas seria o fato de Grohl querer se dedicar a uma suposta carreira solo, e isso ter feito o clima pesar (?) com o baterista Taylor Hawkins. A banda até então não tinha desmentido ou confirmado nada, apenas colocado mais lenha na fogueira ao escrever uma mensagem no Twitter avisando para ficarmos atentos a um anuncio oficial que eles realizariam na quarta-feira. Pois bem, a essa altura vocês já devem ter visto o vídeo (se não viu, confere aí embaixo), e já tá careca de saber que a banda não vai se separar porcaria nenhuma. A banda deu uma bela de uma trollada em todo mundo, e usou do seu habitual bom humor para por fim aos boatos de separação. Que a banda adora uma piada não é novidade nenhuma, basta ver seus clipes ou os protestos bem humorados que fizeram contra a Igreja Batista de Westboro ano passado. Mas a sacada aqui foi genial. Deram a oportunidade e Grohl e sua trupe chutaram para o gol. O vídeo tá impagável. Sobrou até pro Liam Gallagher. A banda deveria seriamente cogitar transformar isso numa série regular. Eu assistiria.

P.S.: Agora fiquei realmente curioso para ver como seria um álbum solo pop do Dave Grohl.

→  Ainda sobre música… O Fine Bros, canal do YouTube famoso por suas séries de reação, colocou jovens americanos para analisar alguns dos vídeos da cantora Anitta há algumas semanas atrás. Confere aí!

→ Aproveitando que o assunto é YouTube, a última passagem do Ben Affleck pelo programa do Jimmy Kimmel rendeu um vídeo hilário sobre Batman v Superman que correu as internets semana passada.

→ Foi divulgado na última quinta-feira o primeiro trailer oficial das Caça-Fantasmas. O reboot do clássico de 1984 estrelado por Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones não agradou muita gente pelo visto. A quantidade de dislikes no vídeo e os comentários negativos pela internet afora não é nada favorável ao filme. Mas vamos lá, o trailer pode não ser mesmo grande coisa, mas os comentários conseguem ser piores. Uma grande maioria ainda está incomodada com o fato dos Caças-Fantasmas agora serem interpretados por mulheres. O que não falta é gente soltando piadinhas como “voltem para cozinha”, ou falando que Hollywood entrou de vez na onda feminista e por aí vai. É sério, pessoal? Sério mesmo que em pleno 2016 ainda tem gente que não consegue ver mulheres ganhando papéis de destaque? Já se esqueceram da Furiosa do Mad Max ano passado? Pelo amor de Odin, galera! Vamos melhorar esse discurso aí. Mas vamos ser justos também. Todo mundo que está com o pé atrás com o filme, tá no time dos sexistas? Não. Eu mesmo não estou botando muita fé no filme. O trailer não me disse muita coisa, mas também não odiei o que vi. Foi apenas ok. O que não me agrada é a ideia de ser mais um reboot. Eu queria mesmo era uma continuação com o elenco original. Mas vamos ser realistas, né. Harold Ramis faleceu, o Rick Moranis se aposentou e o Bill Murray disse varias vezes que não queria voltar. Então já que é para tocar o barco, que pelo menos tenha algo de original. Já tá saturado esse negócio de reboot, remake e afins? Sim. Mas com Jurassic World e Star Wars batendo recordes de bilheterias, e Mad Max sendo ovacionado pela crítica, alguém acha mesmo que Hollywood vai começar a investir em ideias novas ao invés de reciclar o que já deu certo antes? Se o filme for ruim, paciência. Não vai estragar nada. Os antigos não deixam de serem clássicos por isso. É só mais um filme para ser esquecido como o novo Vingador do Futuro e o Robocop do Padilha. Se for bom, sorte a nossa. É mais uma franquia foda de volta ao nos cinemas. O jeito vai ser esperar o filme sair para ver.

→ Falando em remakesDesejo de Matar, clássico do cinema de ação estrelado por Charles Bronson está ganhando uma refilmagem com Bruce Willis no papel principal. Os diretores Aharon Keshales e Navot Papushado (de Os Lobos Maus) foram contratados pela Paramount e MGM (atual detentora dos direitos da franquia) para dirigir o longa. Viu como tão cedo Hollywood não desiste de refilmar as coisas? Cruzem os dedos para não cagarem mais esse filme também.

Red Sonja está para ganhar uma série de TV. Segundo o site Bleeding Cool, o diretor Bryan Singer está produzindo uma adaptação com censura R (algo como 17 anos lá nos EUA) da personagem, o que basicamente significa que a série deverá ir para a TV a cabo ou algo do tipo. O diretor Robert Rodriguez vem tentando tirar do papel o projeto de um novo filme da heroína há anos. Saída das histórias de Conan, o Bárbaro, Sonja já ganhou uma adaptação para os cinemas em 1985, com o filme Guerreiros de Fogo (Red Sonja, no original), estrelado por Brigitte Nielsen e Arnold Schwarzenegger. Por Crom! Vê se não vai me inventar de enfiar a Sonja numa roupa de couro preto, hein, Singer!

Fuller House, sequência de Três É Demais produzida pelo Netflix foi renovada para uma segunda temporada. A série que estreou no canal de streaming no último dia 26 promete que a casa ficará ainda mais cheia em seu segundo ano. E eu ainda nem consegui nem terminar o primeiro ano da série.

Gotham voltou do seu hiato na última segunda-feira com um episódio surpreendentemente acima da média (para os padrões da série, é claro). Se você viu o último episódio exibido em novembro, ou alguma das promos do retorno, sabe que o vilão Mr. Freeze finalmente deu as caras na série. Mas ele não foi o único dos antagonistas do Batman a aparecer. Hugo Strange também marcou presença no retorno. Sendo sincero, eu abandonei a série na temporada passada, mas acabei voltando após passar o olho em alguns trechos do novo ano. Entre altos e baixos, Gotham parece finalmente estar acertando o tom. Esse episódio é a prova disso. Um episódio inteiro e o menino Bruce nem deu as caras com um plot secundário besta? Quem diria. Mas o foda é que acertaram em cheio na introdução e construção do Sr. Frio. Toda a relação dele com a mulher doente tá lá bonitinha, igualzinho na série animada e nas HQs. Mas dado o historio da série, e o que ela tem feito com o Jim Gordon, é só esperar a hora que tudo desande novamente. E pelo visto não vai demorar. Se você quer evitar os spoilers, pule para o próximo tópico. Theo Galavan irá retornar dos mortos, e ao que parece sua verdadeira identidade é ninguém menos que Azrael.

Mr_Freeze

→ Outra série que retornou com tudo do seu mid-season foi The Walking Dead. Carl finalmente ficou caolho, introduziram Jesus e a colônia Hilltop na trama, e o confronto com Negan e os Salvadores tem tudo para ser um dos momentos mais marcantes da série. Corre que dessa vez tua batata tá assando de verdade, coreano!

→ Falando em apocalipse zumbi, Jair Bolsonaro foi oficializado como candidato do PSC a presidência em 2018. Vai lá debochar dos EUA agora pelo fato do Donald Trump estar concorrendo para presidente. Fujam para as colinas!

Barney.gif~c200

→ Ainda sobre política: Na mesma semana em que o presidente da câmera Eduardo Cunha se tornou réu na Operação Lava Jato, vimos o ex-presidente da república, Lula, ser detido pela polícia federal e levado à força para prestar depoimento. Teve gente comemorando com “aplaudaço” (?) de um lado, teve galera protestando com passeata do outro. Mas obviamente, o grande confronto mesmo se deu nas redes sociais, onde todo mundo resolveu trocar farpas deixando bem claro sua indignação ou alegria com o episódio. Sim, por que você só pode ser contra, ou a favor de algo, não existe meio termo. Ainda mais em se tratando de política. E eu achando que a única guerra civil esse ano seria aquela entre Capitão América e Homem de Ferro. Mas o Lula mesmo já está de boas. Ele apareceu calmo e sereno, mandando enfiarem o processo contra ele lá onde o sol não bate, em um vídeo gravado pela deputada Jandira Feghali logo após sua soltura.

Enfim, não vou começar a discutir política por aqui à partir de agora – não preciso de mais essa carga negativa na minha vida – mas vamos lá só esclarecer algumas coisas rapidão. Delação não é prova de nada, mas seria no mínimo estupidez ignora-las. Lula ir depor também não é o fim do mundo. Se for realmente provada sua culpa no cartório, espero de verdade que seja condenado e preso. O que acho bem questionável é a forma como toda a coisa foi conduzida. Precisava mesmo de um mandado de condução coerciva para fazê-lo depor? Uma simples intimação não bastava? Não é no mínimo estranho todo o circo midiático em torno do caso quando o atual presidente da câmera acaba de ser indiciado como réu na Lava Jato e tudo o que tivemos foram apenas pequena notas nos grandes veículos de comunicação? Enfim, sinta-se livre para me mandar voltar para Cuba junto com toda a “corjapetralha aí nos comentários por achar que isso tudo teve muito mais a ver com politicagem do que busca por verdade e justiça de fato.

12814160_10204081723323716_6682630204374126790_n

→ Uma semana após incrementar a forma como seus usuários interagem com uma publicação, com os novos botões de curtir, o Facebook voltou a virar notícia após o vice-presidente da empresa na América Latina ser preso pela polícia federal por descumprir uma ordem da justiça de liberar dados do WhatsApp. Diego Dzodan foi liberado após obter habeas corpus, e vai responder o processo em liberdade.

→ Se você, caro leitor, não é um ser tão desinformado quanto eu, deve ter ouvido falar que no inicio do mês passado cientistas comprovaram através de um experimento a existência de ondas gravitacionais, um dos fenômenos previstos por Einstein em sua Teoria da Relatividade Geral. Resumindo muito basicamente do que se trata, e o meu pouco conhecimento permite dizer, ondas gravitacionais são pequenas ondulações no tecido do espaço-tempo provocadas por eventos de grandes proporções como a colisão entre buracos negros, por exemplo. O efeito é parecido com as ondas que se formam na água após arremessarmos uma pedra. Tem um vídeo muito bacana aí embaixo do Nerdologia explicando bem melhor para quem quiser saber mais sobre o assunto.

O que mais me impressiona é que essa descoberta, que está sendo considerada por alguns cientistas como uma das mais importantes do século, já era prevista por Einstein cem anos atrás. CEM ANOS! Se eu tinha alguma dúvida de que Einstein era na verdade um alienígena radicado na terra, não tenho mais.

→  E em uma notícia bem menos relevante para humanidade, Ana Paula foi eliminada do Big Brother Brasil 16. Por que eu tô falando disso aqui se eu nem assisto esse programa? Por que eu não aguento mais ouvir todo mundo repetindo “OLHA ELA!” de cinco em cinco minutos em todo canto que eu vou. Espero que com isso as conversas em elevadores, filas de banco e padaria deixem de ser sobre o “resultado da votação do paredão ser manipulada pela Globo”, e volte a ser sobre o tempo ou a tabela do Brasileirão. Só um pequeno adendo: Pior que comentarista de Big Brother é gente que fala mal de quem assiste Big Brother.

Eddie_Murphy

→  Num dos trabalhos de marketing mais legais que já vi nos últimos anos, a DC lançou online um EP com três faixas da banda da Canário Negro para promover o lançamento do encadernado da HQ da personagem escrita pelo roteirista Brenden Fletcher e a desenhista Annie Wu na qual a heroína se divide entre a vida em turnê com a sua banda e combate o crime nas ruas. E não é que as músicas estão bem legais. Me lembrou um pouco de Yeah Yeah Yeahs e The Cure.

→  Lembram daquela ideia de fazer um crossover entre Anjos da Lei e Homens de Preto que circulou na internet no ano passado após os e-mails vazados da Sony?  Pois é, parece que o projeto vai mesmo sair do papel. Segundo a Variety, o diretor James Bobin está em negociações para dirigir o longa. Tudo o que eu consigo a pensar a respeito disso é…

The-Office-gifs-the-office-14948948-240-196

→  E a adaptação de Sandman para os cinemas perdeu seu diretor e protagonista. Alegando divergências criativas Joseph Gordon-Levitt, que dirigiria e estrelaria o filme, saiu do projeto. Em seu perfil no Facebook o ator disse não concordar com o caminho que a New Line e a Warner Bros. querem seguir com a história. Pelo amor de Odin, Warner! Olha lá o que vocês fazer com a obra do Neil Gaiman, hein?!

→  Em uma entrevista para o jornal The Sun, o ator Mark Hamil, o eterno Luke Skywalker, falou sobre a possibilidade de um personagem gay aparecer no universo de Star Wars após o diretor J.J. Abrams afirmar que gostaria de ver um personagem homossexual na saga. “Antigamente nós recebíamos muitas cartas dos fãs. Mas agora eles escrevem online e falam sobre isso. A gente recebe mensagem de fãs falando que sofrem bullying e têm medo de assumir sua sexualidade. Eles me perguntaram: ‘O Luke poderia ser gay?’. Eu acho que é algo que deve ser interpretado pelo espectador. Se você acha que ele é gay, é claro que ele é. Não é necessário sentir vergonha por isso. Julgue-o pelo seu caráter, e não por quem ele ama”, afirmou o ator. JULGUE-O PELO SEU CARÁTER, E NÃO POR QUEM ELE AMA! Falou como um verdadeiro Mestre Jedi.

Orson_Citizen_Kane

Por hoje é só, pessoal. Aguentou ler tudo? Esperem mais futilidades notícias relevantes como essas por aqui no Procrastinando num futuro próximo. Ou não, vai saber.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s