Ano passado tive uma meta de completar 30 livros durante o ano e consegui completar com sucesso.
Esse ano eu corri sem meta, mas consegui mais uma vez passar de 30 livros.
Como não espero em Dezembro ler outros livros que não sejam acadêmicos, já adianto minha lista das melhores leituras do ano.
Mais tarde faço também uma lista de filmes.
Não vou colocar os livros em nenhuma ordem especifica.
☺
A Culpa é das Estrelas – John Green
Começando com um pouco de uma polêmica.
Ano passado eu havia lido Quem é Você Alaska também do mesmo autor, e achei muito fraco. Em compensação existe uma diferença entre esses dois livros que me permite colocar A Culpa é das Estrelas acima deste outro livro. Enquanto um parece ter sido escrito para adultos, o segundo tem um publico muito bem identificado no correr do livro.
Não é uma leitura maravilhosa, nem necessária em si, mas também não é ruim. O simples fato de eu ter desejado ter podido ler esse livro quando era mais jovem já conta como um ponto positivo.
Mãos de Cavalo – Daniel Galera
Ano passado li Barba Ensopada de Sangue, e esse ano fiz uma releitura desse livro, assim como li outras obras do autor como Até o Dia em que o Cão Morreu. Eu acho que ele realmente merece um post único sobre toda a minha experiência com seus livros, mas por enquanto, esse é o livro que recomendo para quem quiser começar a ler ele.
Trilogia Millenium – Stieg Larsson
Havia começado com o primeiro livro um tempo atrás. Esse ano reli o primeiro livro em inglês e continuei a leitura dos seqüentes assim( mesmo porque tenho um Box lindo). Eu acho que para quem ainda vai ler a séria, a forma como os livros mudam de foco pode ser um incomodo grande. O que prende mais, mais que a história, são os personagens. Isso é o que mais motiva a terminar a série.
A Naúse – Jean Paul Satre
Não quero comentar muito esse. Se um livro tem por objetivo te deixar mal…e ele te déia mal…ele é bom…mas será que eu precisava ficar dessa forma…
É uma coletânea de contos. São só 3 contos bem curtos até. O terceiro é bom, o segundo eu achei bem fraquinho, apesar da escrita dela se manter forte e sensível.
O que leva o livro nas costas é justamente o primeiro conto. Me deixou querendo mais. Cruel isso.
O título do conto em questão é “A Caixa”
Espero realmente poder ler mais coisas dela. É um tipo de escrita que sinto muita falta de encontrar.
Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marques
Essa foi uma releitura. Livro maravilhoso que deve ser lido.
Mais uma vez a melhor coisa que li o ano todo.
Colorless Tsukuru Tazaki and His Years of Pilgrimage – Haruki Murakami
Sei que já saiu uma versão em português desse livro, mas eu li em inglês e estou apaixonado pela minha versão. ( A em português é muito muito feia!!).
O que dizer…foi um livro pesado para o momento. Geralmente me acho nos livros do Murakami, mas dessa vez foi como olhar um espelho.
Enquanto olhava para seu reflexo nu no espelho um pensamento lhe surgiu: Esse é o corpo de um homem velho. Ou aquele de alguém próximo da morte.
Norwegian Wood continua sendo meu livro preferido dele.
☻
Menção Honrosa
Os Diários de Sylvia Plath – De Sylvia Plath e organizados por Karen Kukill
É uma leitura em andamento ainda. Mas a escrita é maravilhosa, eu não consigo acreditar que são entradas de diário de verdade. Estou lendo lentamente. Uma entrada por semana. Ainda assim recomendo a leitura.
Quadrinhos:
Esse ano comecei a ler quadrinhos com uma voracidade bem maior, e li muitas coisas boas de acordo com minha lista.
O Espinafre de Yukiko – Frédéric Boilet
Um traço bem bonito que trabalha a favor da história. É uma história sobre um relacionamento complicado e mesmo sendo curta, toa profundamente.
Se eu tiver que recomendar um único quadrinho, é esse.
Chorei várias vezes lendo. Apesar de ter um contexto histórico muito forte, não acho que ele fique forçando isso acima dos personagens. A personagem principal é apaixonante, e não é a perspectiva dos eventos que temos, mas sim a perspectiva dela dentro deles. Maravilhoso.
O Gosto do Cloro – Bastien Vives
Vou confessar que pela maior parte da leitura só meu interessou o desenho e achei o texto bobo. Mas eu amei tanto a conclusão que consigo colocar esse na minha lista.
O Pato, A morte e a Tulipa – Wolf Erlbruch
Não vou falar muito desse. É uma história para crianças de umas 11 páginas…vá numa livraria e leia lá mesmo em menos de 10 minutos.
Se não se emocionar como eu não vai ter perdido nada.
♣
Logo trago minha lista de filmes. Se leu algo acima e quiser comentar, ou se quiser que eu aprofunde sobre qualquer um dos livros pode deixar um comentário e eu vou tentar desenvolver melhor.
Você pode ler meu próprios textos nesse blog.
Ou pode baixá-los para leitura num celular ou aparelho e-reader através do seguinte link:
https://www.dropbox.com/sh/qhldio62kgz2i3v/AAC6MQ5DqkLj3sGWZcJC1z0ba?dl=0